Naninhas de Meia Tigela - Tutorial

às 09:01

E tem novidade na área \o/

A Ponto X Tecidos acaba de lançar mais uma estampa especial de Meia Tigela e eu tô morrendo de felicidade!
Com esse tecidinho vocês podem costurar naninhas super fofas, que servem como brinquedos pros pequenos ou como almofadinhas decorativas. E aí, curtiram?

Cada painel vem com 18 peças e cada uma delas fica com aproximadamente 30cm de altura depois de pronta (os coelhinhos e corujinhas são menores). O tecido já e feito com margem de costura (você pode costurar com margem de 1cm ou de 0,75cm). É só cortar, costurar e arrasar corações.

Quer comprar o tecidinho? Então clica AQUI e garante o seu antes que acabe.


Bora aprender a costurá-las?
A minha primeira sugestão é: LAVE SEUS TECIDOS.
Uma lavagem rápida de 15 minutinhos com um sabão neutro já é suficiente (eu uso sabão líquido de glicerina, que é o mais adequado pra roupas de bebês). Nunca deixe seus tecidos digitais de molho e nem deixe que eles fiquem parados e molhados dentro da máquina de lavar. Isso pode manchar sua estampa, ok? Se a máquina não centrifugar, torça bem pra tirar o excesso de água e estenda preferencialmente à sombra.

Vamos costurar?

Use a sua naninha como molde pro seu tecido do verso (vou chamar de forro pra facilitar). Posicione o seu forro com a parte estampada PRA BAIXO e coloque sua naninha por cima. Alfinete e corte bem rente ao desenho.


Separe um pedaço de manta acrílica de 2 ou 3cm de gramatura e SEM RESINA. Esse pedaço precisa ser um pouco maior que o seu tecido, pra facilitar a sua vida. A manta é opcional (você pode fazer sem), mas ela deixa a sua naninha mais bonita e quando ela for lavada, a naninha não deforma tanto quanto deformaria sem a manta.


Posicione seu tecido da naninha em cima da sua manta e coloque acima dele o forro com a estampa virada para baixo. Alfinete bem toda a volta.



Costure toda a volta com margem de 0,75cm ou 1cm, mas deixe um pedaço de aproximadamente 4cm ou 5cm sem costura para conseguir desvirar a peça.


Faça piques em todos os cantinhos da sua costura e passe a tesoura de picote em todas as partes arredondadas da sua peça.


Desvire sua peça e passe gentilmente o ferro de passar com o vapor ligado. Só passe o suficiente pra dar uma alinhada no seu tecido (não é pra compactar demais a manta com o calor do ferro).


Encha com a fibra de silicone até você considerar que o resultado está legal e faça o fechamento da peça com ponto invisível. Atenção! O enchimento vai ser colocado entre a manta e o forro. A manta precisa ficar coladinha no seu tecido principal, ok?


Prontinho. Sua naninha/almofadinha está pronta pra fazer sucesso por aí.

Eu fiz o teste e coloquei uma naninha pronta na máquina de lavar (por 15 minutos, com água fria e sabão de glicerina). Pra secá-la coloquei dentro de um saquinho (daqueles que usamos pra lavar roupas íntimas) e estendi. A naninha continuou PERFEITA. Nem amarrotar ela amarrotou \o/

Espero que vocês tenham gostado dessa novidade tanto quanto eu =)
Bjossss e até mais.


*****ATUALIZAÇÃO*****

Uma artesã fez as naninhas e publicou lá no Grupo de Meia Tigela no facebook que a fibra de silicone estava saindo pelo tecido do forro (alguns fios estavam passando pela trama do tecido). Nas que eu fiz isso não aconteceu, mas se vocês preferirem evitar qualquer risco, podem aplicar uma entretela bem macia no tecido do forro (como uma entretela de malha, por exemplo), colocar uma camada de manta na parte de trás também ou usar um pedaço de TNT de uma gramatura bem leve (eu nunca usei esse material desse jeito, mas foi sugerido por várias artesãs).

_______

PS: você é lojista e quer revender as estampas de Meia Tigela? Entre em contato diretamente com a Ponto X Tecidos através do site ou das redes sociais deles, clicando aqui ou aqui ;)

19 comentários:

  1. 😍😍😍😍 Não sei como consegue fazer tanta coisa linda! 😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  2. Qual o valor de venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto de colocar preço no trabalho de outra pessoa.
      Avalie o teu custo de materiais e quantas horas você trabalhou na peça (e quanto quer receber por isso) ;)

      Excluir
  3. Fui comprar e já estava esgotado ������

    ResponderExcluir
  4. Acabei de olhar e está esgotado....

    ResponderExcluir
  5. Me desculpe a ignorancia, mas o tecido da parte de tras tenho que comprar a parte? E quantos metros seriam? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Domennica. O tecido do verso é a tua escolha ;)
      E se tu pretende fazer todas as naninhas com a mesma estampa no verso tu precisa de 1m de tecido.

      bjos

      Excluir
  6. Eu adorei todas as estampas. Só não sei o nome dos bichos hahahaha
    São lindas mesmo. Sucesso total.

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz com TNT fino dos dois lados e não usei manta. Ficou ótimo!
    Bjs
    Ateliê Oslaj

    ResponderExcluir
  8. Vcs vão fazer com estampa das princesas Disney e de super heróis?

    ResponderExcluir
  9. Vcs vão fazer com estampas estampa das princesas Disney e de super heróis?

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de comprar tecido com personagens para fazer, onde encontro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus tu encontra na Ponto X Tecidos:
      www.pontoxtecidos.com.br

      Excluir

 
Meia Tigela © Copyright 2012
Codificado por Delikka